casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Redução de mama

Mama metastática Como funcionam as terapias direcionadas

A terapia direcionada é um tipo de tratamento contra o câncer que usa drogas ou outras substâncias para atingir e destruir especificamente as células cancerígenas, deixando as células saudáveis ​​ilesas. No câncer de mama metastático, as terapias direcionadas podem ser utilizadas isoladamente ou em combinação com outros tratamentos, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Existem vários tipos diferentes de terapias direcionadas que podem ser usadas para tratar o câncer de mama metastático, incluindo:

* Inibidores de CDK4/6: Essas drogas bloqueiam a atividade das quinases 4 e 6 dependentes de ciclina (CDK4 e CDK6), que são proteínas que desempenham um papel na divisão celular. Ao bloquear CDK4 e CDK6, estes medicamentos podem impedir que as células cancerígenas se dividam e cresçam. Os inibidores de CDK4/6 são aprovados pelo FDA para tratar câncer de mama metastático HR-positivo e HER2-negativo em combinação com terapia hormonal.

* Terapias direcionadas ao HER2: Esses medicamentos têm como alvo a proteína receptora 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), que é superexpressa em alguns tipos de câncer de mama. As terapias direcionadas ao HER2 podem impedir que a proteína HER2 envie sinais que dizem às células cancerígenas para crescerem e se dividirem. As terapias direcionadas ao HER2 são aprovadas pelo FDA para tratar o câncer de mama metastático HER2-positivo.

* Inibidores de PARP: Essas drogas bloqueiam a atividade da poli (ADP-ribose) polimerase (PARP), uma enzima que ajuda a reparar o DNA danificado nas células. Ao bloquear a PARP, estes medicamentos podem impedir que as células cancerígenas reparem o seu ADN e podem levar à morte celular. Os inibidores de PARP são aprovados pelo FDA para tratar câncer de mama metastático com mutação BRCA.

* inibidores de mTOR: Essas drogas bloqueiam a atividade do alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR), uma proteína que desempenha um papel no crescimento e proliferação celular. Ao bloquear o mTOR, esses medicamentos podem impedir o crescimento e a divisão das células cancerígenas. Os inibidores de mTOR são aprovados pelo FDA para tratar câncer de mama metastático HR-positivo e HER2-negativo em combinação com terapia hormonal.

As terapias direcionadas podem ser um tratamento eficaz para o câncer de mama metastático, mas é importante observar que podem não ser adequadas para todas as pessoas. Converse com seu médico sobre se a terapia direcionada é adequada para você.