casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Implantes Mamários
O que são órgãos do tamanho de células minúsculas?
O termo "órgãos do tamanho de células minúsculas" pode referir-se a várias estruturas dentro das células, como organelas. Organelas são compartimentos ou estruturas especializadas que desempenham funções específicas dentro da célula. Aqui estão alguns exemplos de pequenos órgãos do tamanho de células:
Mitocôndrias: Muitas vezes chamadas de “centrais de força da célula”, as mitocôndrias são responsáveis pela geração de energia na forma de ATP (trifosfato de adenosina) por meio da respiração celular. Eles têm uma estrutura de membrana dupla e contêm seu próprio DNA (DNA mitocondrial).
Ribossomos: Ribossomos são os locais de síntese de proteínas. Eles consistem em duas subunidades, uma subunidade grande e uma subunidade pequena, que se unem para ler a sequência do RNA mensageiro (mRNA) e montar a sequência correta de aminoácidos em proteínas.
Retículo Endoplasmático (RE): O retículo endoplasmático é uma extensa rede de estruturas ligadas à membrana envolvidas em várias funções celulares. Existem dois tipos de RE:RE rugoso (com ribossomos ligados à sua superfície) envolvido na síntese de proteínas, e RE liso envolvido no metabolismo lipídico, desintoxicação e armazenamento de cálcio.
Aparelho de Golgi: Também conhecido como complexo de Golgi ou corpos de Golgi, o aparelho de Golgi é uma série de sacos achatados ligados a uma membrana. Ele processa, modifica e empacota proteínas, lipídios e outras moléculas sintetizadas dentro da célula antes de serem transportadas para seus destinos finais.
Lisossomos: Os lisossomos são organelas ligadas à membrana que contêm enzimas digestivas capazes de quebrar várias moléculas, incluindo proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos. Eles são conhecidos como o “centro de reciclagem” da célula.
Peroxissomos: Os peroxissomos são pequenas organelas ligadas à membrana envolvidas em várias reações metabólicas, incluindo metabolismo lipídico, desintoxicação e produção de espécies reativas de oxigênio (ROS).
Estes são apenas alguns exemplos de pequenos órgãos do tamanho de células, e existem inúmeras outras organelas com funções especializadas dentro das células. Cada organela desempenha um papel crítico na manutenção da estrutura geral, função e sobrevivência da célula.