casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Cérebro
O que é uma biópsia cerebral?
A biópsia cerebral é um procedimento diagnóstico no qual um pequeno pedaço de tecido é removido do cérebro para exame ao microscópio. Este procedimento normalmente é realizado quando um médico suspeita que um paciente pode ter um tumor cerebral, infecção ou outra anormalidade.
Durante uma biópsia cerebral, o cirurgião faz uma pequena incisão no couro cabeludo e faz um furo no crânio. Uma agulha ou outro instrumento cirúrgico é então inserido no orifício para remover uma amostra de tecido cerebral. A amostra é então enviada para um laboratório para análise.
As biópsias cerebrais geralmente são realizadas em regime ambulatorial, o que significa que o paciente pode ir para casa no mesmo dia do procedimento. No entanto, em alguns casos, o paciente pode precisar permanecer no hospital para observação durante a noite.
As biópsias cerebrais são geralmente consideradas seguras, mas existem alguns riscos associados ao procedimento, incluindo:
* Infecção
*Sangramento
* Inchaço
* Danos ao tecido cerebral
* Convulsões
* Morte
Os riscos de uma biópsia cerebral são normalmente compensados pelos benefícios potenciais do procedimento. As biópsias cerebrais podem ajudar os médicos a diagnosticar doenças cerebrais e desenvolver planos de tratamento.