casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Cérebro

Qual é a taxa de morbidade com cirurgia eletiva?

A taxa de morbidade com cirurgia eletiva varia dependendo do tipo de cirurgia, da idade e do estado de saúde do paciente e da experiência da equipe cirúrgica. No entanto, um estudo publicado na revista JAMA Surgery descobriu que a taxa geral de morbidade para cirurgias eletivas foi de 10,7%. Isso significa que a cada 100 cirurgias eletivas realizadas, 11 pacientes apresentaram alguma complicação.

As complicações mais comuns após cirurgia eletiva foram:

* Infecção de sítio cirúrgico (2,4%)
* Sangramento (1,9%)
* Coágulos sanguíneos (1,2%)
* Ataque cardíaco (0,6%)
* AVC (0,5%)
* Morte (0,3%)

O estudo também descobriu que o risco de complicações aumentou com a idade, com pacientes com mais de 65 anos apresentando uma taxa de complicações de 16,8%. Pacientes com condições médicas crônicas também apresentaram maior risco de complicações, com pacientes com diabetes apresentando uma taxa de complicações de 15,6% e pacientes com doenças cardíacas apresentando uma taxa de complicações de 14,5%.

A experiência da equipe cirúrgica também desempenhou um papel importante na taxa de complicações. Pacientes submetidos a cirurgias realizadas por cirurgiões que realizaram mais de 100 procedimentos iguais tiveram uma taxa de complicações de 8,7%, em comparação com uma taxa de complicações de 13,1% para pacientes submetidos a cirurgias realizadas por cirurgiões que realizaram menos de 100 procedimentos iguais. procedimento.