casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Cérebro

O que é uma proctosigmoidoscopia?

A proctosigmoidoscopia é um procedimento médico que permite ao médico examinar o reto e a parte inferior do cólon, conhecido como cólon sigmóide. Envolve a inserção de um tubo fino e flexível com uma câmera e uma fonte de luz acoplada, chamado proctoscópio ou sigmoidoscópio, no ânus.

Aqui está uma explicação passo a passo do que acontece durante uma proctosigmoidoscopia:

1. Preparação :Antes do procedimento, pode ser solicitado que você siga algumas instruções de preparação, como evacuar antes do exame ou tomar um laxante para limpar os intestinos.

2. Posicionamento :Durante o procedimento, você normalmente ficará deitado de lado com os joelhos puxados em direção ao peito.

3. Inserção :O médico insere suavemente o proctoscópio ou sigmoidoscópio no ânus e avança lentamente até o reto e a parte inferior do cólon.

4. Exame visual :o médico usa a câmera para examinar o revestimento interno do reto e do cólon sigmóide. Eles podem procurar anormalidades como pólipos (crescimentos), inflamação, úlceras ou quaisquer sinais de doença.

5. Biópsia :Se necessário, o médico pode realizar uma biópsia durante o procedimento. Isso envolve a coleta de uma pequena amostra de tecido do revestimento do reto ou cólon para exame posterior em laboratório.

6. Remoção de pólipos :Se forem encontrados pólipos, eles poderão ser removidos durante o procedimento com instrumentos especiais inseridos através do proctoscópio ou sigmoidoscópio. Isso é feito para prevenir possíveis complicações futuras, como o câncer.

7. Retirada :Assim que o exame e todos os procedimentos necessários forem concluídos, o profissional de saúde retira suavemente o proctoscópio ou sigmoidoscópio.

Uma proctosigmoidoscopia normalmente leva cerca de 10 a 15 minutos para ser concluída. Você pode sentir algum desconforto ou sensação de plenitude durante o procedimento, mas não deve causar dor significativa. Podem ocorrer cólicas leves ou inchaço após o exame, que geralmente desaparecem por conta própria.

Este procedimento é comumente realizado para investigar sintomas como sangramento retal, dor abdominal, alterações nos hábitos intestinais ou para rastrear câncer colorretal. Ajuda na detecção precoce de anormalidades e pode fornecer informações valiosas para diagnóstico e decisões de tratamento.