casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Cérebro
Que coisas uma ressonância magnética mostra?
A ressonância magnética (MRI) é uma técnica de imagem médica que usa campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do interior do corpo. É frequentemente usado para diagnosticar e tratar uma ampla gama de condições médicas, incluindo:
*
Doenças do cérebro e da medula espinhal: A ressonância magnética pode mostrar imagens detalhadas do cérebro e da medula espinhal e pode ser usada para diagnosticar doenças como tumores, derrames, aneurismas e infecções.
*
Doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos: A ressonância magnética pode mostrar imagens detalhadas do coração e dos vasos sanguíneos e pode ser usada para diagnosticar doenças como doença arterial coronariana, doença valvular cardíaca e aneurismas da aorta.
*
Distúrbios abdominais e pélvicos: A ressonância magnética pode mostrar imagens detalhadas do abdômen e da pelve e pode ser usada para diagnosticar doenças como tumores, hérnias e doença de Crohn.
*
Distúrbios musculoesqueléticos: A ressonância magnética pode mostrar imagens detalhadas dos músculos, tendões, ligamentos e ossos e pode ser usada para diagnosticar doenças como artrite, tendinite e fraturas.
*
Câncer: A ressonância magnética pode ser usada para detectar e estadiar o câncer e monitorar a resposta ao tratamento.
A ressonância magnética é um procedimento seguro e indolor e não envolve o uso de radiação. Geralmente é realizado em nível ambulatorial e os resultados geralmente ficam disponíveis em poucos dias.