casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Cérebro
Qual a diferença entre lobectomia total e hemitireoidectomia?
Lobectomia total é a remoção cirúrgica de um lobo inteiro da glândula tireóide. Este procedimento é normalmente realizado para tratar o câncer de tireoide confinado a um lobo da glândula.
Hemitireoidectomia é a remoção cirúrgica de metade da glândula tireóide. Este procedimento é normalmente realizado para tratar doenças da tireoide que não são cancerígenas, como bócio ou hipertireoidismo.
A principal diferença entre lobectomia total e hemitireoidectomia é a extensão da cirurgia. A lobectomia total envolve a remoção de um lobo inteiro da glândula tireoide, enquanto a hemitireoidectomia envolve a remoção de apenas metade da glândula.
Os riscos da lobectomia total e da hemitireoidectomia são semelhantes. Esses riscos incluem sangramento, infecção, danos ao nervo laríngeo recorrente e hipotireoidismo.
O tempo de recuperação para lobectomia total e hemitireoidectomia é normalmente de várias semanas. A maioria dos pacientes consegue retornar às suas atividades normais dentro de alguns meses.
A taxa de sucesso da lobectomia total e da hemitireoidectomia é muito alta. A maioria dos pacientes submetidos a esses procedimentos são curados de seus problemas de tireoide.