A chave para saber quais comportamentos uma operação de cirurgia cerebral pode afetar são mais facilmente determinada pela área que a cirurgia do cérebro está dentro cirurgias podem ser em diversas áreas , incluindo a glândula pituitária, que pode afetar mudanças hormonais para o lobo frontal, que normalmente altera raciocínio , humor e tomada de decisão.
Cirurgia
Muitos procedimentos são a causa de efeitos colaterais indesejáveis . Como muitas áreas exigem o cirurgião para manipular tecido , qualquer pressão adicional ou tecido desconectado pode causar mudanças de comportamento incomuns.
Epilepsia
A cirurgia cerebral comum é para aqueles com epilepsia . O objetivo desta cirurgia é para produzir uma mudança de um comportamento específico , ou seja, as crises epilépticas . Aqueles que recebem esta cirurgia geralmente vão de dezenas de crises por dia para apenas um par de ataques para o resto de suas vidas.
Depressão
Um efeito colateral indesejado comum da maioria das cirurgias de cérebro é a depressão , normalmente variando de pessoa para pessoa. Isso geralmente é causado pelas operações do lobo frontal , uma área comum para cirurgias cerebrais.
Memória
operações que foram realizadas durante o meio do século 20 foram particularmente propensas a perda de memória , como um efeito colateral . Este é acreditado para ter sido porque os médicos estavam menos informados sobre o tecido cerebral .