casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bariátrica
O que pode acontecer a um paciente se o cateter de Foley for pinçado e a urina acumular no paciente?
Fixar um cateter de Foley e permitir que a urina retorne ao paciente pode causar diversas complicações e possíveis danos ao paciente. Esta situação é muitas vezes referida como “retenção urinária aguda” ou “distensão da bexiga”.
1. Infecção do Trato Urinário (ITU): - A estase de urina (falta de fluxo) na bexiga é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de infecção do trato urinário. As bactérias podem se multiplicar na urina estagnada, causando sintomas como febre, calafrios e dor ou desconforto na parte inferior do abdômen ou nas costas.
2. Insuficiência renal (dano renal): - Obstrução prolongada ou contrapressão da urina acumulada pode causar danos aos rins. O fluxo urinário prejudicado pode levar a níveis elevados de creatinina e uréia no sangue, indicando disfunção renal. Se a obstrução não for aliviada imediatamente, pode resultar em insuficiência renal aguda e potencialmente causar danos renais permanentes.
3. Hidronefrose: - O aumento da pressão proveniente da urina acumulada pode causar distensão e aumento do sistema coletor renal (pelve e cálices renais). Esta condição é chamada de hidronefrose. Se não for tratada, pode causar mais danos ao tecido renal.
4. Danos na bexiga: - O estiramento excessivo da bexiga devido à urina acumulada pode causar danos à parede da bexiga, afetando o seu funcionamento normal e elasticidade. Isso pode levar a problemas de longo prazo com esvaziamento da bexiga e incontinência urinária.
5. Dor e desconforto: - À medida que a bexiga fica cada vez mais cheia, o paciente pode sentir dor, desconforto e pressão abdominal significativa. A vontade de urinar pode ser intensa e frequente, aumentando o sofrimento do paciente.
6. Sepse: - Em casos graves, a obstrução prolongada e a infecção podem levar a uma síndrome de resposta inflamatória sistémica (SIRS) e subsequentemente a sépsis, uma condição potencialmente fatal caracterizada por inflamação generalizada e disfunção orgânica.
A clampagem de um cateter de Foley não é uma prática recomendada e só deve ser feita para fins específicos de curto prazo (como durante um procedimento) e sob a supervisão direta de um profissional de saúde. Se for usado um cateter de Foley, é crucial manter a drenagem adequada para evitar complicações associadas à retenção urinária.