casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bariátrica
O que é um exame de vesícula biliar e como é feito?
O que é um exame da vesícula biliar? A cintilografia da vesícula biliar, também conhecida como cintilografia com ácido iminodiacético hepatobiliar (HIDA), é um procedimento de imagem de medicina nuclear que ajuda a diagnosticar distúrbios da vesícula biliar e do trato biliar, como cálculos biliares, colecistite (inflamação da vesícula biliar) e atresia biliar (uma condição rara em que os ductos biliares não estão totalmente formados).
A varredura envolve a injeção de uma substância radioativa chamada radiotraçador, que é captada pelo fígado e excretada na vesícula biliar e nos ductos biliares. Uma câmera gama especial é então utilizada para capturar imagens do movimento do radiotraçador, fornecendo informações sobre o funcionamento desses órgãos.
Como é feito um exame da vesícula biliar? Uma varredura da vesícula biliar normalmente envolve as seguintes etapas:
1.
Injeção de radiotraçador :Primeiro, uma pequena quantidade de traçador radioativo é injetada em uma veia do braço. Esse marcador é chamado de ácido iminodiacético (IDA) e viajará pela corrente sanguínea até o fígado.
2.
Concentração na Vesícula Biliar :O IDA será transportado pelo fígado até a vesícula biliar, onde será concentrado e armazenado.
3.
Estimulação da contração da vesícula biliar :Após um determinado período, você receberá uma injeção de colecistocinina (CCK), hormônio que causa a contração da vesícula biliar. CCK estimula a vesícula biliar a liberar seu IDA armazenado nos ductos biliares.
4.
Imagem com câmera gama :Uma câmera gama especial é usada para capturar imagens do traçador radioativo movendo-se através da vesícula biliar e dos dutos biliares. A câmera detecta os raios gama emitidos pelo traçador, permitindo ao médico visualizar a função da vesícula biliar.
5.
Observação e Monitoramento :pode ser solicitado que você mude de posição e respire profundamente para obter diferentes ângulos e imagens da vesícula biliar e dos ductos biliares. No geral, o procedimento geralmente dura cerca de uma hora ou mais.
6.
Pós-Procedimento :Após a verificação, você poderá retomar suas atividades normais. O traçador radioativo sai naturalmente do corpo através da urina e das fezes dentro de alguns dias.
É importante seguir as instruções do seu médico e responder a quaisquer perguntas que ele possa ter sobre seus sintomas e histórico médico. O seu médico usará então as imagens digitalizadas e outras informações relevantes para fazer um diagnóstico preciso e recomendar o plano de tratamento apropriado, se necessário.