Um estudo publicado na revista médica " Cirurgia para a obesidade e doenças relacionadas " , em fevereiro de 2006 revelou que a insuficiência renal aguda ocorreu em 2,3 por cento dos pacientes após a cirurgia bariátrica. Desses pacientes, cerca de 15 por cento necessitaram de diálise .
Quem está em risco para a insuficiência renal ?
Pacientes mais pesados (aqueles com um índice de 50 ou acima de Massa Corporal) estão em maior risco de insuficiência renal após a cirurgia bariátrica. Os pacientes com condições pré-existentes , como diabetes , hipertensão arterial e doença renal também estão em maior risco .
Causas de insuficiência renal após a cirurgia bariátrica
renal pode ocorrer após a cirurgia bariátrica devido a uma acumulação de proteínas nos rins . A insuficiência renal também pode ocorrer como resultado de cálculos renais , que se desenvolvem em alguns pacientes após a cirurgia bariátrica.
Tratamento para insuficiência renal após a cirurgia bariátrica
Se ocorrer insuficiência renal devido a um acúmulo de proteína nos rins, fluidoterapia IV é muitas vezes suficiente para corrigir o problema . Em casos raros, é necessário diálise. Se a insuficiência renal é causada por pedras nos rins , choque extracorpórea por ondas de litotripsia pode ser usado para quebrar as pedras , ou a cirurgia pode ser necessária.
Redução de Risco de Insuficiência Renal
Como os pacientes com um IMC de 50 ou acima estão em maior risco de insuficiência renal , os pacientes mais pesados podem reduzir seu risco de perder algum peso antes da cirurgia. A ingestão adequada de líquidos pode ajudar a prevenir pedras nos rins após a cirurgia bariátrica.