casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | segurança do trabalho
Um professor no Texas pode ser demitido por invalidez devido a um transplante de órgão?
No Texas, os professores de escolas públicas empregados sob contrato contínuo só podem ser demitidos por motivos específicos especificados por lei, incluindo incompetência, negligência do dever ou outra justa causa. Embora estar em licença por invalidez para um transplante de órgão possa afetar temporariamente a capacidade do professor de desempenhar as suas funções regulares, é pouco provável que seja considerado motivo para rescisão imediata.
Como regra geral, os empregadores não podem discriminar os trabalhadores com deficiência ou tratá-los de forma diferente dos que não têm deficiência. A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) proíbe a discriminação contra indivíduos com deficiência, incluindo a limitação ou retaliação contra a capacidade de um funcionário de tirar licença médica.
Durante o período de licença por invalidez, o distrito escolar pode explorar opções alternativas para acomodar a condição do professor, como fornecer tarefas modificadas ou adaptações razoáveis. Se a condição do professor o impedir permanentemente de cumprir as suas responsabilidades docentes, o distrito escolar pode considerar outras opções, tais como transferência ou reforma antecipada.
No entanto, é importante notar que cada caso pode variar dependendo das circunstâncias específicas, e a decisão de rescindir o emprego de um professor durante a licença por invalidez cabe, em última instância, ao distrito escolar. Os professores que estão preocupados com a segurança do seu emprego durante a licença por invalidez devem procurar aconselhamento jurídico ou contactar o seu representante sindical para compreender os seus direitos e opções.