Saneantes começa com uma lavagem geral do equipamento usando produtos de limpeza normais. Esta primeira etapa remove qualquer contaminação grosseira , como óleos e sujeira e prepara superfícies do equipamento para esterilização. Para muitas peças de equipamento , no entanto , uma simples lavagem é suficiente . Isto é especialmente verdadeiro de grandes máquinas que processam as matérias-primas para alimentos e bebidas , porque os próprios produtos finais serão sujeitos a um processo de esterilização .
Calor Esterilização
a combinação de calor , pressão e vapor é eficaz na esterilização . Dispositivos chamados autoclaves vai colocar intenso calor e pressão sobre os itens (objetos tipicamente metal, sem plástico macio ou circuitos ) para um mínimo de 55 minutos. A combinação de calor e pressão mata microorganismos . Autoclaves são comuns nos consultórios odontológicos , consultórios médicos, estúdios de tatuagem e em qualquer lugar que os instrumentos reutilizáveis são usados em um ambiente bio- perigosos .
Chemical Esterilização
Alguns objetos respondem melhor ao tratamento químico. Trabalhadores treinados usar sprays de descontaminação concentradas em objetos que não podem ser submetidos a esterilização por calor ou são simplesmente demasiado pesado para uma autoclave. Por exemplo, uma cama de hospital no quarto de um paciente é pulverizada com desinfetantes comerciais por governantas hospitalares; o spray mata germes em contato .
Radiação Esterilização
Outra opção é a esterilização de radiação. A aplicação mais bem conhecido de esterilização por radiação é o uso de raios gama , para irradiar equipamento médico , ainda que também a irradiação é utilizada para esterilizar certos produtos alimentares directamente . A radiação mata os microrganismos , quer a título definitivo ou por corromper a sua capacidade de se reproduzir. Esterilização de radiação deve ser executado por funcionários altamente treinados que são certificados na manipulação de materiais perigosos radiológicos.
Dicas
Verifique com os regulamentos da Food and Drug Administration federal e os Centros de Controle de Doenças em relação ao que o equipamento deve ser esterilizado antes do uso. Isto é especialmente verdadeiro para os equipamentos utilizados para a fabricação de alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano , e os instrumentos utilizados para tratar ou diagnosticar pacientes humanos.