O MSDS para um material específico é projetado para fornecer informações sobre o manuseio seguro e armazenamento do material, bem como os riscos associados com a exposição. Informações de emergência sobre como lidar com derramamentos e riscos de explosão, incêndio e reactividade também está incluído.
O formato para uma MSDS é principalmente padronizado em todo o mundo . ANSI ( American National Standards Institute ) Z.400 Norma define o estilo aceito e conteúdo para uma MSDS .
Conteúdo
A primeira seção de um MSDS define a química comum nomear para o material, o nome e endereços do fornecedor e os números de telefone do fabricante e de emergência para cada um. . Esta seção também destaca a fórmula química, outros nomes comuns para o composto eo número CAS (Chemical Abstracts Service) , um registro de produtos químicos mantida pela American Chemical Society
Outras seções de um MSDS definir e explicar : riscos potenciais à saúde; outros compostos perigosos incluído no material; medidas de primeiros socorros; métodos de combate a incêndios; procedimentos acidentais de derramamento; diretrizes de manuseio e armazenamento; níveis de exposição humana seguros; propriedades físicas do material; níveis de reatividade; Informação toxicológica; procedimentos ambientais , seguro de eliminação e de transporte; dados regulamentares; e outras informações consideradas importantes.
Cada uma destas secções é importante para grupos específicos, incluindo bombeiros , empresas de transporte e órgãos reguladores e profissionais de saúde . O propósito de um MSDS é fornecer uma fonte uniforme de informação para todos os interessados.