Técnicos coletando evidências na cena do crime deve lidar com uma série de evidências biológicas , incluindo sangue, saliva , sêmen e outros fluidos corporais . Estes fluidos podem conter qualquer um de uma série de doenças transmissíveis, incluindo o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis , tuberculose e hepatite. Porque os técnicos da cena do crime , muitas vezes têm pouco ou nenhum conhecimento do histórico médico das vítimas de um crime ou dos autores , eles devem exercer o máximo cuidado e siga todas as precauções de segurança na recolha e tratamento de evidências.
Contaminação
Além do risco de contrair uma doença a partir de manipulação indevida de amostras de fluidos corporais e outras provas biológicas, técnicos da cena do crime também corre o risco de contaminar as pessoas ao seu redor , as cenas de evidências e de criminalidade como um todo se eles não seguem as devidas precauções em relação à manipulação de provas. Mesmo pisar em uma mancha de sangue pode transferir esse sangue para sapatos de uma pessoa , criando um risco de infecção ou contaminação. Além disso, técnicos da cena do crime deve tratar com cuidado os produtos químicos e pó , como o pó utilizado para a recolha de impressões digitais , para evitar ferir a si mesma através da exposição a produtos químicos. A prova de que torna-se contaminado por manipulação imprópria pode se tornar um problema mais tarde, quando um caso vai a tribunal.
Descarte adequados
Os riscos associados com o trabalho técnico de cena do crime não terminam com a coleta das provas para exame e análise. Os técnicos também devem observar as devidas salvaguardas relacionadas com a limpeza de cenas de crime e descarte de materiais potencialmente perigosos . Materiais perigosos devem ser eliminados em recipientes destinados a resíduos perigosos . Não fazer isso pode representar riscos para o público. Por exemplo, uma criança ou uma pessoa desabrigada cavando em contentores de lixo pode se tornar gravemente doente tocando material contaminado ou infectado que um técnico de cena do crime descuidadamente descartado.