A inalação de vapores ácido muriático pode causar tosse imediata, asfixia, dor no peito e sensação de aperto , rouquidão e dor de garganta, pulso rápido e tonalidade azulada nos lábios e dedos. Efeitos mais graves incluem a inflamação ou a queima da traquéia e vias respiratórias , tosse com sangue e edema pulmonar. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental ( Ref. 4) , roedores de laboratório sofreu lesões da laringe e do trato respiratório superior , quando expostos a vapores.
Efeitos exposição crônica sobre Saúde
a exposição prolongada aos vapores ácido muriático tem sido conhecido por causar a corrosão dos dentes e dano pulmonar grave levando à bronquite crônica. Sintomas adicionais incluem gastrite; lesões na traquéia, cavidade nasal e laringe; fotossensibilização; insuficiência circulatória e morte.
Câncer Riscos
A EPA afirma que " não há informação disponível sobre os efeitos cancerígenos de ácido clorídrico em seres humanos. " (Ref 4) Um estudo com roedores de laboratório não apresentaram resultados carcinógenos com vapores de ácido muriático . Por causa da falta de estudo e de dados, a EPA não tem classificação para os riscos de câncer de exposição ao ácido muriático .