extremamente forte , o Kevlar ® material sintético ( uma marca registrada da EI du Pont de Nemours ), muitas vezes preenche o interior de coletes à prova de balas . É um polímero , uma cadeia constituída por um certo número de monómeros de ( um grupo de moléculas semelhantes ) ligados um ao outro . Exemplos de outros polímeros feitos pelo homem incluem Teflon , nylon , poliéster , e Lycra . A estrutura dos polímeros torna fortes , mas o Kevlar ® é o mais forte deles . Usado para tudo, de apoiar estruturas subaquáticas ( quando Kevlar ® está debaixo d'água que tem 20 vezes a força do aço ) para velas de windsurf, Kevlar ® encontra seu caminho em muitas coisas. A sua força e peso leve torná-lo valioso em coletes à prova de balas.
Spectra Shield ®
Ao longo dos últimos 20 anos , Spectra Shield ® , um produto desenvolvido pela Honeywell Company, tem vindo a substituir o Kevlar ® em muitos coletes à prova de balas , tanto em aplicações militares e policiais. Macia e leve, este tecido permite que o usuário maior conforto e amplitude de movimento do que o Kevlar ® . De acordo com a Honeywell , da Spectra Shield ® formulação pode ser alterada para criar um material duro , extremamente forte . Moldado em um prato e inserido na frente do colete , ele cria uma barreira quase impenetrável.
Nylon e Algodão
O Kevlar ® ou Spectra Shield ® forro de forma a barreira interna de um colete à prova de balas . A camada exterior do colete é composto por nylon ou uma mistura de poliéster /algodão . Nylon enchimento proporciona conforto , e uma camada de material absorvente , tal como algodão , muitas vezes cobre o interior do colete , onde ela toca no portador .
Cerâmica e metal
em alguns casos , especialmente com coletes à prova de balas projetadas para os militares, um prato de cerâmica ou metal de proteção pode ser usado sobre o peito. ( Ref. 1 ) Em alguns casos, o colete mantém permanentemente a placa . Outras vezes, a placa desliza em um bolso sobre o peito. Neste último caso, a placa pode ser adicionado , se necessário , tal como apenas antes de entrar numa situação de alto risco . Tomando a placa em momentos de baixo risco proporciona conforto adicional para o utente.