O ar que os seres humanos respiram é composta por 78 por cento de nitrogênio e 21 por cento de oxigénio . Se os níveis de oxigênio cair abaixo de 19,5 por cento , asfixia pode ocorrer. Os níveis de oxigénio presentes no ar pode cair rapidamente na presença de excesso de azoto , porque o azoto desloca o oxigénio disponível . Em ambientes industriais, tais como petroquímicas , o nitrogênio é usado para limpar o equipamento . Trabalhadores desprotegidos na proximidade do equipamento pode sentir tonturas, náuseas, vômitos, diminuição da vigilância mental, perda de consciência e eventualmente, death.The EUA Conselho de Segurança Química informou que entre 1992 e 2002 , 80 pessoas foram mortas por asfixia nitrogênio no local de trabalho .
doença de descompressão
Durante o tempo gasto debaixo d'água, o tecido do corpo de um mergulhador absorve nitrogênio do ar comprimido que ele usa para respirar. Enquanto o mergulhador estiver na água e sujeito a uma pressão em profundidade , o azoto é inofensivo . O problema surge quando um mergulhador sobe à superfície rápido demais. A rápida diminuição da pressão faz com que o azoto para formar bolhas na corrente sanguínea e no tecido do mergulhador . Na superfície, o mergulhador vai sentir uma forte dor no abdômen , costas e extremidades, seguido de paralisia e perda de consciência . Se não tratada, a doença da descompressão pode ser fatal.
Nitrogênio Narcosis
Quando os mergulhadores descem a uma profundidade de mais de 30 metros que pode experimentar uma condição conhecido como narcose de azoto . Isto é causado , quando o azoto no ar comprimido que está a respirar é sujeita a uma pressão parcial que é a pressão atmosférica, mais de três vezes . Um mergulhador que sofre de narcose por nitrogênio vai experimentar sentimentos de euforia e pode entreter falsas crenças em suas próprias habilidades. Destreza manual é reduzido , bem como a capacidade de raciocínio complexo . A sensação é muitas vezes descrito como semelhante ao de intoxicação alcoólica .