pessoas que inalam o metano pode sentir tonturas, fadiga e dores de cabeça. O gás metano desloca o oxigênio , o que provoca sintomas de asfixia. Os níveis de metano mantido abaixo do limite de explosão de 50.000 partes por milhão não causam sintomas graves de privação de oxigênio.
Grave metano exposição
Quando os níveis de metano estão em alta concentração acima do limite de explosão, privação de oxigênio pode causar problemas no sistema nervoso central , tais como pulso rápido , náuseas e vômitos , perda de consciência , convulsões e morte. Note-se que estes sintomas ocorrem apenas quando a concentração de gás metano é excessivamente alto. Os níveis de oxigénio mantida a 18 por cento ou mais não resultam em sintomas graves . As operações de mineração bombear oxigênio em áreas onde o gás metano está presente para manter os níveis de oxigênio elevada e proporcionar maior ventilação para evitar os sintomas de privação de oxigênio .
Explosões
Metano gás em concentrações elevadas apresenta um perigo de explosão . Trabalhadores das minas e esgotos devem assegurar que a área de trabalho tem ventilação adequada e os níveis de oxigênio são elevados para manter a concentração de gás metano em níveis baixos. O gás metano é explosivo em níveis de cinco a 15 por cento em volume. Uma explosão pode ocorrer quando as áreas com altas concentrações de gás metano encontrar uma fonte de ignição , como uma faísca ou chama. Os mineiros de carvão estão em um risco aumentado de explosões de gás metano , apesar dos esforços de ventilação quando as condições geológicas liberar níveis anormalmente elevados de gás metano.