gás cloreto de hidrogênio é um poderoso irritante das membranas mucosas do nariz , garganta e sistema respiratório, especialmente para o trato respiratório superior. Sintomas imediatos incluem respiração rápida, estreitamento das vias aéreas do paciente e coloração azul da pele. As concentrações de 50 a 100 partes por milhão ( ppm ) pode ser fatal depois de uma hora , levando ao aumento de volume da garganta , espasmos da garganta , a acumulação de fluido nos pulmões e , eventualmente, sufocação . Exposição maciça também pode levar à síndrome de disfunção reativa das vias aéreas ( RADS ) , uma variante induzido quimicamente da asma.
Olhos e pele
Em contacto com a humidade na pele ou olhos tecidos, formas de cloreto de hidrogênio gás ácido clorídrico , causando ardor e irritação intensa , mesmo em baixas concentrações . Exposição para os olhos pode causar dor intensa, úlceras na superfície do olho e , em concentrações mais elevadas , glaucoma, dano celular permanente e catarata.
Digestivo
Se ingerido , o cloreto de hidrogênio pode causar dor, náuseas e vômitos. Em concentrações mais elevadas , HCl ingerido pode causar danos permanentes ao aparelho digestivo, inflamação da boca, garganta , esôfago e estômago e até mesmo perfuração e hemorragia interna com risco de vida . Mesmo que o paciente recebe atendimento médico imediato , a cicatrização pode causar danos permanentes ao garganta e capacidade órgão digestivo . Forte hemorragia interna , além disso, também pode causar quedas na pressão arterial e complicações cardiovasculares graves.
Exposição crônica
Os (OSHA) conjuntos Estados Unidos Saúde Ocupacional e Administração de Segurança o limite de segurança para o cloreto de hidrogénio a 5 ppm . Logo acima desses níveis , no entanto , a exposição prolongada pode causar danos graves e irreparáveis à saúde humana. A exposição crônica a HCl foi encontrado para causar inflamação das vias aéreas permanente , descoloração do esmalte dentário , ulceração respiratória e inflamação dos olhos e pele. Embora a dor ardente profundo causado por HCl a concentrações elevadas faz com que seja relativamente fácil de detectar , alguns pacientes podem detectar HCl no ar a baixas concentrações e intermediários que podem ser muito prejudiciais ao longo do tempo .