Líquidos inflamáveis têm pontos de inflamação , que é a menor temperatura na qual um líquido inflamável vai dar fora de vapor suficiente para inflamar . Vários líquidos inflamáveis têm diferentes pontos de inflamação . Por exemplo , a gasolina é um líquido inflamável com um ponto de inflamação de menos de 45 graus Fahrenheit . Todos os líquidos inflamáveis têm pontos de inflamação de baixa . Este é um risco que pode levar a incêndios ou explosões que podem queimar o corpo e destruir propriedade.
Inalação Perigos
A inalação de vapores de líquidos inflamáveis podem afetar adversamente a saúde de várias maneiras. Os vapores podem causar irritação vias respiratórias , como o nariz e os pulmões. A inalação de fumos líquidos inflamáveis pode levar a dores de cabeça e náusea , desorientação, falta de coordenação e inconsciência. Um exemplo é o álcool isopropanol, um líquido incolor com um odor forte, que provoca problemas de coordenação , irritação do trato respiratório e náusea. Álcool isopropanol também é um depressor do sistema nervoso central suave.
Pele Perigos
Alguns líquidos inflamáveis são corrosivos , o que significa que eles vão causar danos ao tecido da pele se eles entram em contato com ele. Um exemplo de tal química é clorometil dimetil clorossilano , um líquido amarelado claro com um odor muito forte . Este líquido é altamente inflamável , com um ponto de inflamação de menos de 18 graus Fahrenheit . Ela provoca queimaduras graves na pele e inalação dos vapores provoca asfixia e tonturas. Alguns líquidos inflamáveis , como metilpipcrazina , não só provoca queimaduras na pele , mas também pode causar mais danos quando absorvido pelo organismo através da pele.
Olhos e ingestão dos perigos
líquidos inflamáveis representam ameaças perigo para os olhos. Isto pode ocorrer por meio de respingos acidentais, gotículas de aerossóis no ar, ou através de fumaça de vapor. Os efeitos líquidos inflamáveis no olho incluem queimação , irritação e lesões oculares . Se líquidos inflamáveis são ingeridos , podem causar intoxicação ou queima do aparelho digestivo e outros órgãos do corpo. Acetato isopropílico provoca dores abdominais e tonturas quando ele é ingerido . Outros riscos associados à ingestão deste líquido são aspiração pulmonar e pneumonite química.