Desde que a máquina gira os rotores e as amostras a velocidades extremamente altas , um rotor que quebra pode sair do controle e bateu o pessoal do laboratório . O risco de uma falha do rotor depende do rigor dos procedimentos de segurança e de manutenção. Rotores que se tornaram danificados ou corroídos são mais propensos a quebrar do que rotores que são mantidas limpas e secas. Um analista deve também equilibrar a amostra igualmente na máquina para evitar que os rotores de tornar-se desequilibrado e se movendo fora de posição.
Derramamento
Os tubos que possuem amostras no interior uma centrifugadora não pode conter a amostra correcta , e que podem ser pulverizados sobre as peças da máquina , durante a centrifugação . O pessoal do laboratório pode ser desajeitado na manipulação de amostras corretamente centrifugados e derramar -los enquanto levando-os para fora da máquina . Derrames também pode afectar o estado das partes mecânicas da máquina , tornando-os mais fracos ou criar bloqueios ao fazer a centrífuga mais propensos à ruptura.
Aerossolização
centrífugas conter uma variedade de amostras , algumas das quais são intrinsecamente perigosa . A rápida rotação da centrifugadora pode potencialmente libertar alguma da amostra para o ar dentro de uma máquina fechada , e o aerossol pode escapar para a atmosfera de laboratório . Por exemplo , amostras biológicas tais como as culturas bacterianas podem infectar o pessoal de laboratório , amostras de químicos pode ser tóxico quando inaladas e amostras radioactivas também pode ser ingerido ou absorvido através da pele . Pessoal de laboratório pode reduzir a probabilidade de aerosolization , mantendo a tampa fechada e , para amostras químicas , abrindo a centrífuga em um exaustor de laboratório para afastar potenciais aerossóis .
Tubo Perigos
tubos de amostra pode quebrar na máquina, ou o analista pode quebrá-las ao extrair -los da centrífuga. Tubos quebrados podem resultar em cortes e outros ferimentos. Se um analista opera a centrífuga sem a tampa fechada , os tubos de amostra também pode voar para fora da máquina e causar ferimentos. Mesmo depois de a máquina parou de ligar os rotores , as amostras podem ainda estar girando , e tubos podem desalojar se o analista abre a tampa durante o período de desaceleração .