Um artigo na edição de "A radiação e Ambientais Biofísica " estudos revisados, publicados entre 1980 e 2002 outubro de 2003, sobre os efeitos das freqüências de rádio na saúde humana. Os autores incluíram análises de uso RADAR pelos militares e da polícia canadense. O estudo mostrou que um aumento do risco de cancro é possível devido à utilização de radar, mas notar-se que os resultados dos estudos foram inconsistentes . Os autores afirmaram que, devido à falta de técnicas padronizadas , eles poderiam fazer sem conclusões definitivas sobre as possíveis relações entre a exposição RADAR e câncer.
Efeito na reprodução
exposição a campos eletromagnéticos e os efeitos sobre a saúde reprodutiva foi explorada em um estudo publicado na edição de julho de 2008 " Bioelectromagnetics ". Os autores entrevistaram homens da marinha norueguesa sobre a exposição RADAR , doenças prévias e saúde reprodutiva. O estudo descobriu que existia uma correlação entre a exposição e redução da fertilidade entre os homens , mas advertiu que os seus resultados devem ser interpretados com cautela por uma relação de causa e efeito .
Câncer Mortes em Militares Pessoal
os efeitos das ondas eletromagnéticas emitidas por radares foram investigados em um estudo publicado na edição de fevereiro 2009 " International Journal of Cancer ". Os autores compararam a causa da morte de mais de 4.400 operadores de radar do exército belga , que serviu em unidades de radar anti -aéreos entre 1963 e 1994 , para os militares não ter exposição RADAR . O estudo descobriu que a exposição à RADAR pode ter sido relacionado a um aumento no número de mortes por câncer entre os militares , mas advertiu que era incerto se essas mortes foram devido a RADAR ou de radiações ionizantes produzidas por outros dispositivos eletrônicos que produzem microondas.
Doenças Cardiovasculares e RADAR exposição
Um estudo publicado na publicação russa " Radiatsionnia Biologiia Radioecologiia " investigou os efeitos da exposição RADAR através exames periódicos de pessoal de aeronaves. O estudo utilizou três grupos de comparação , o pessoal exposto a diferentes comprimentos de onda de campos electromagnéticos , através da utilização de radar. O estudo encontrou um risco aumentado de doença cardiovascular, e mais cedo , no grupo exposto às freqüências usadas nos B- 52 sistemas de radar , em comparação com os outros grupos.