Um dos perigos do processo de revestimento em pó é o risco inerente de incêndios a partir de várias fontes de ignição. Algumas destas fontes incluem descargas eletrostáticas , faíscas e superfícies quentes. O fogo poderia ser o resultado de contato entre o pó depositado e essas fontes de ignição. Algumas das medidas de prevenção de incêndios durante o processo de revestimento em pó incluem a eliminação de todas as fontes potenciais de faíscas ou ignição como cigarros , fósforos e isqueiros.
Riscos elétricos
Riscos elétricos no processo de revestimento em pó são, principalmente, a partir de sistemas de aterramento defeituosos que poderiam levar a choques elétricos e superaquecimento do equipamento de revestimento em pó . Para evitar isso, testar o equipamento regularmente para garantir que ele está funcionando corretamente. Instale sistemas de alerta ou recortes automáticos para ajudar a monitorar o sistema de aterramento . Operadores de revestimento em pó deve usar luvas noninsulating , macacões anti-estáticas e calçado antiestático como medidas preventivas.
Saúde Riscos
perigos de saúde de revestimento em pó surgem de conteúdo tóxico do pó . Algumas das substâncias tóxicas presentes no pó incluem chumbo e outros carcinogéneos . A inalação do pó pode levar a distúrbios respiratórios. O pó também causa irritação quando entra em contato com a pele . As medidas preventivas incluem o uso de roupas de proteção como luvas e macacão anti-estáticas que impedem que o pó de atingir a pele e ter equipamento respiratório adequado disponível. Outra medida preventiva é fornecer ventilação adequada e exaustores que trabalham em áreas onde o revestimento em pó é realizado.
Ar Comprimido
ar comprimido usado para aplicar o pó seco para superfícies apresenta riscos significativos. O ar comprimido pode causar lesão interna , se ele entra no corpo através da boca ou qualquer outro orifício . Se aplicar ar comprimido directamente sobre a pele , que podem penetrar e provocar embolias . O ar comprimido também pode transmitir partículas que podem danificar o olho. As medidas preventivas incluem a manutenção do sistema de pressão e também a realização de inspecções periódicas. Os operadores também têm uma formação adequada sobre como lidar com o equipamento.