O princípio por trás planos inclinados reside na sua capacidade de superar grande resistência por aplicação de força a uma carga a uma distância mais longa. À medida que a carga viaja até o avião , a resistência gravitacional é dividido em uma força perpendicular e paralela. Somente a força paralela precisa ser superado , assim, a inclinação ea distância extra exige menos esforço para transportar a mesma carga. O método de plano inclinado é aplicada a uma série de parâmetros mensuráveis.
Coeficientes de medição de atrito
fricção são medidos utilizando o método de plano inclinado para uma gama de materiais da indústria, tais como embalagem. Aqui , o ângulo do plano inclinado é aumentada gradualmente até que o material desliza sobre o plano . Este ângulo determina o coeficiente de atrito . Movimento ocorre porque o componente do peso do material paralelo ao plano supera a força de atrito estático, que está de acordo com a segunda lei do movimento de Newton.
Medição Aceleração
O método plano inclinado é comumente usado para medir as taxas de aceleração . Uma experiência popular envolve bolas rolando um plano inclinado , como uma rampa e medir a distância percorrida entre os intervalos de tempo igualmente marcadas ao longo do plano . A aceleração , ou mudança de velocidade, é registrado como as bolas se mover mais para baixo da rampa.
Erosão Resistência
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Wroclaw , na Polónia aplicou o inclinado princípio avião para medir a erosão e monitoramento da resistência de materiais poliméricos . Os condutores eléctricos foram montados em extremos opostos de um plano inclinado de 45 graus , e uma tensão eléctrica de alta tensão foi aplicada ao material de polímero , na presença de um contaminante líquido . A resistência foi determinada medindo a degradação do material ao longo do tempo em diferentes voltagens .