A eficácia de coletes à prova de bala está no recheio, não o revestimento externo . Os coletes macios desgastados pela polícia consistem de uma rede firmemente tecido de material , geralmente o Kevlar , que distribui a força da bala e, geralmente, que o impede de penetrar através da parte de trás do colete . Ao reduzir a velocidade da bala , o material interior absorve a maior parte da energia da bala , tornando-o menos prejudicial . Quando uma bala atinge o colete , o seu impacto é distribuída ea bala é retardado e deformado. Se a bala não penetrar o colete , a força transmitida para o utente geralmente não é grande o suficiente para causar sérios danos .
Coletes militares
Os militares usam coletes mais fortes , mais pesados .
A armadura usada pelos militares é composto por uma camada externa de tecido chamado de cerâmica de alumina. É mais pesado e muito mais complicado , mas também mais eficaz , do que um colete macio . A casca exterior se assemelha a um terno de ferro usadas por cavaleiros na Idade Média e trabalha em uma forma similar. A casca exterior é difícil o suficiente para desviar uma bala que ele não pode penetrar o material interno .
Lesões ainda ocorrem
Uma bala bater um colete macio não é inofensivo . O poder ea força da greve contra o corpo ainda pode causar danos internos , dor e hematomas. O impacto da bala está espalhada por uma área maior do corpo, mas ainda com muita força.
No horizonte
Novos tecidos estão sendo desenvolvidos que mostram a grande promessa para uso em coletes à prova de bala. Vectran é dito para ser duas vezes tão forte como o Kevlar e de cinco a 10 vezes mais forte do que o aço . Seda de aranha , um produto de cabras geneticamente modificadas , produz um material chamado Biosteel , que é até 20 vezes mais forte que o aço. Fio de nanotubo de carbono está previsto para superar Biosteel em força, mas , atualmente , é proibitivamente caro .