Os efeitos agudos do ácido clorídrico normalmente ocorrem durante ou logo após o contato. Resultados agudos potenciais de inalação incluem queimação e coceira no nariz e garganta, tosse, dor no peito e edema pulmonar ( edema não pode tornar-se evidente até várias horas após a exposição ) . Vapores ácidos também pode causar os olhos ardendo . Ingestão de ácido clorídrico pode danificar gravemente as membranas mucosas da boca , esôfago e estômago; soluções fortes pode resultar em vômitos de sangue. Contato com a pele pode causar queimaduras graves e cicatrizes , especialmente se a solução de ácido tem uma concentração de 10 por cento ou mais .
Efeitos crônicos crônicos desenvolvem lentamente , depois de repetidas exposições para reduzir as concentrações de ácido clorídrico . Os sintomas podem incluir dermatite e gastrite, e erosão e descoloração dos dentes . A bronquite crônica com tosse e falta de ar é outro efeito colateral comum de exposição contínua ao ácido clorídrico .
Tratamento
Qualquer exposição a uma solução forte de ácido clorídrico requer atenção médica . No entanto, você pode tomar medidas para limitar a lesão durante a espera para o tratamento. Tirar a roupa encharcada de ácido clorídrico , o mais rapidamente possível. Em caso de contato com a pele , lave a pele com água durante pelo menos 15 minutos sem lavar ou esfregar. Se o ácido clorídrico começa a ter os olhos , lave-os com água por 15 minutos, levantando as pálpebras superiores e inferiores. No caso de ingestão , beber água ou leite imediatamente para diluir o ácido , a menos sintomas tornam impossível a deglutição . Se vapores de ácido clorídrico estão presentes, mover-se para o ar fresco imediatamente . Precauções
Segurança
Evitar exposição perigosa ao ácido clorídrico no local de trabalho e de laboratório , seguindo todas as recomendações de segurança aplicáveis . Manuseie o ácido em uma área bem ventilada, e armazená-lo em recipientes hermeticamente fechados . Use óculos de segurança; borracha ou neoprene luvas , roupas de proteção , e sapatos ou botas de segurança para evitar a exposição aos olhos e pele ao misturar , despejar ou transferir o ácido. Observe a localização da estação de chuveiro de segurança e lava-olhos , no caso de você são expostos ao ácido . Use uma viseira de 8 polegadas ao manusear qualquer ácido com um pH de 3,0 ou menos. Use um respirador , se o limite de exposição permitido (PEL ) excede a recomendação OSHA de 5 ppm por turno de oito horas .