casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | fumador
Como saber se o giz da calçada é tóxico?
O giz para calçadas é usado por crianças e adultos para escrever e desenhar em calçadas e calçadas. Embora a maior parte do giz seja essencialmente inofensiva, sempre existe o potencial de contaminação por metais pesados e outras substâncias nocivas. Embora seja melhor evitar o uso de giz que não seja especificamente rotulado como não tóxico, existem alguns sinais reveladores de que o giz da calçada pode ser tóxico.
1.
Poeira de giz. O giz tóxico geralmente produz uma quantidade notável de pó de giz quando você escreve com ele. Este pó de giz pode irritar os olhos, nariz e garganta se inalado e também pode ser prejudicial se ingerido.
2.
Colorir. O giz tóxico para calçadas pode ter uma cor incomumente brilhante que não é comum no giz natural. Muitas vezes, isso é um sinal de que o giz foi tingido com corantes sintéticos que podem ser prejudiciais à saúde.
3.
Cheiro. O giz tóxico pode emitir um cheiro desagradável semelhante ao de borracha queimada ou de produtos químicos. Este é um sinal claro de que o giz contém substâncias nocivas que devem ser evitadas.
4.
Rotulagem. Giz que não seja especificamente rotulado como não tóxico deve ser evitado. Isto é especialmente importante se você estiver usando giz perto de crianças, pois elas são mais suscetíveis aos efeitos nocivos de substâncias tóxicas.
Se você suspeitar que o giz da calçada é tóxico, pare imediatamente de usá-lo e descarte-o de maneira adequada. Você também deve consultar um médico se tiver alguma preocupação com sua saúde após usar giz tóxico.