casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

Que problemas de saúde estão associados às formas de tabaco sem fumaça?

Embora os produtos de tabaco sem combustão possam não envolver a inalação de fumo, ainda estão associados a vários riscos para a saúde:

Câncer Bucal :O tabaco sem fumaça aumenta o risco de câncer bucal, incluindo câncer de gengiva, bochecha e língua. A nicotina e outros produtos químicos presentes no tabaco sem fumaça podem danificar o DNA das células orais, levando ao crescimento celular descontrolado característico do câncer.


Doença gengival :O tabaco sem fumaça pode causar recessão gengival, expondo as raízes dos dentes e aumentando o risco de cáries e sensibilidade dentária.

Problemas cardiovasculares :Estudos relacionaram o uso prolongado de tabaco sem fumaça a um risco aumentado de doenças cardíacas, hipertensão e derrame.


Leucoplasia :Mascar tabaco causa leucoplasia, caracterizada por manchas espessas e esbranquiçadas na parte interna das bochechas ou nas gengivas. Eles geralmente parecem inofensivos, mas às vezes evoluem para câncer bucal. Estes são os primeiros sinais de alerta de câncer e é preciso parar de mastigar para sua segurança. Alguns usuários de mastigadores tendem a ignorá-los, o que não é nada saudável para eles.


Dependência de Nicotina :Embora o uso de tabaco sem fumaça reduza a ingestão de nicotina em comparação ao fumo, ele acarreta um risco de dependência porque a nicotina do tabaco sem fumaça também é absorvida pelas membranas mucosas da boca

Estes riscos realçam a importância das estratégias de cessação e das campanhas educativas para desencorajar o uso de produtos de tabaco sem combustão devido aos seus potenciais impactos na saúde geral.