casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

Como fumar afeta o risco de doenças cardiovasculares?

Fumar cigarros é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares , que inclui doenças cardíacas e derrames. A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são tóxicos e podem causar danos ao coração e aos vasos sanguíneos.

Veja como fumar afeta o risco de doenças cardiovasculares:

- Aumento da pressão arterial :A nicotina nos cigarros aumenta a pressão arterial, o que sobrecarrega ainda mais o coração.


- Aterosclerose :Fumar danifica o revestimento das artérias, causando o acúmulo de placas e o estreitamento das artérias. Isso pode levar à doença arterial coronariana, que pode causar ataque cardíaco.


- Aumento da frequência cardíaca :Fumar faz com que o coração bata mais rápido, o que pode sobrecarregar o coração.


- Ritmos cardíacos anormais :Fumar pode causar arritmias, que são ritmos cardíacos anormais que podem causar ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.


- Aumento da inflamação :Fumar causa inflamação em todo o corpo, o que está ligado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


- Oxigênio reduzido :Fumar reduz a quantidade de oxigênio no sangue, o que pode danificar o coração e os vasos sanguíneos.


- Aumento do risco de coágulos sanguíneos :Fumar aumenta o risco de coágulos sanguíneos, que podem bloquear as artérias e causar ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.


- Diabetes :Fumar aumenta o risco de diabetes tipo 2, que é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.


- Má cicatrização de feridas :Fumar pode atrasar a cicatrização de feridas e aumentar o risco de infecção, o que pode levar a complicações cardiovasculares.


- Fumante passivo :Mesmo que você não fume, o fumo passivo ainda pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.


Parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde do seu coração. Apenas alguns dias após parar de fumar, sua pressão arterial e frequência cardíaca começarão a voltar ao normal. Dentro de algumas semanas, sua circulação melhorará e você poderá se exercitar com mais facilidade. Dentro de alguns meses, o risco de ataque cardíaco e derrame começará a diminuir.

Se precisar de ajuda para parar de fumar, converse com seu médico sobre medicamentos e outros recursos que podem ajudar.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e o tabagismo é um importante fator de risco para esta doença. Parar de fumar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.