casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | fumador
Se você fumou três cigarros nos primeiros meses de gravidez, a maconha prejudicará o feto?
Não existe uma quantidade segura de maconha que possa ser usada durante a gravidez. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) recomenda que as mulheres não usem maconha durante a gravidez. A maconha contém substâncias químicas que podem atravessar a placenta e atingir o feto em desenvolvimento. Esses produtos químicos podem prejudicar o feto, e fumar maconha tem sido associado a problemas como:
Baixo peso ao nascer. Os bebês nascidos de mães que fumaram maconha durante a gravidez tendem a ser menores do que os bebês nascidos de mães que não fumaram maconha.
Problemas de desenvolvimento cerebral. A maconha pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê, causando problemas de memória, atenção e comportamento.
Vício. Bebês nascidos de mães que fumaram maconha durante a gravidez têm maior probabilidade de desenvolver dependência de maconha ou outras drogas mais tarde na vida.
Problemas respiratórios. A fumaça da maconha pode irritar as vias respiratórias do bebê, causando problemas como bronquite e pneumonia.
No geral, a maconha representa um risco para o feto em desenvolvimento e as mulheres não devem usar maconha durante a gravidez. Para obter mais informações sobre os efeitos da maconha durante a gravidez, você pode conversar com seu médico ou especialista em dependência.