casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

Como as pessoas paralisadas fazem xixi?

Existem vários métodos para indivíduos paralisados ​​urinarem, dependendo do nível e da gravidade da paralisia. Aqui estão alguns métodos comuns:

Cateterismo intermitente: Este é o método mais comum usado por indivíduos paralisados. Um cateter, que é um tubo fino e flexível, é inserido na uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo) para drenar a urina da bexiga. Este método permite o esvaziamento controlado e programado da bexiga, reduzindo o risco de infecções do trato urinário (ITU) e outras complicações.

Cateter de demora: Em alguns casos, um cateter permanente pode ser recomendado. Esse tipo de cateter é inserido na uretra e deixado no local por um período prolongado, geralmente de várias semanas a meses. É comumente usado para indivíduos com paralisia mais grave ou que não conseguem realizar cateterismo intermitente.

Cateter suprapúbico: Um cateter suprapúbico é inserido através de uma pequena incisão feita na parte inferior do abdômen, diretamente na bexiga. É usado para indivíduos que têm dificuldade com o cateterismo uretral ou que apresentam certas condições médicas que tornam o cateterismo uretral inviável.

Cateter Externo (Cateter de Preservativo): Este método envolve a colocação de uma bainha ou dispositivo semelhante a um preservativo sobre o pênis para coletar a urina. É comumente usado para homens que têm dificuldade com a micção manual ou que são incontinentes.

Manobra de Crede: A manobra de Credé é uma técnica manual utilizada para auxiliar no esvaziamento da bexiga. Envolve a aplicação de pressão na parte inferior do abdômen, acima do osso púbico, para facilitar o fluxo de urina. Este método pode ser utilizado em conjunto com outros métodos, como o cateterismo intermitente.

O método específico de urinar para um indivíduo paralisado depende de suas necessidades e habilidades individuais e deve ser determinado em consulta com um profissional de saúde, como urologista ou fisiatra.