casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | fumador
O que é tabagismo ativo e passivo?
Fumar ativamente é o ato de inalar a fumaça do tabaco diretamente de um cigarro, charuto ou cachimbo aceso. Este tipo de fumo é o mais prejudicial, pois expõe o fumante aos mais elevados níveis de alcatrão e nicotina.
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça do tabaco por um não fumante. Esse tipo de fumo pode ocorrer quando alguém está no mesmo cômodo que um fumante ou quando a fumaça entra em um cômodo vindo de outro cômodo. O tabagismo passivo também pode ocorrer quando alguém entra em contato com roupas ou móveis expostos à fumaça do tabaco.
O tabagismo passivo é prejudicial para os não fumantes, pois pode causar vários problemas de saúde, incluindo:
* Doença cardíaca
* AVC
* Câncer
*Problemas respiratórios
*Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS)
O tabagismo passivo é especialmente prejudicial para as crianças, pois são mais vulneráveis aos efeitos do fumo do tabaco. Crianças expostas ao fumo passivo têm maior probabilidade de desenvolver problemas respiratórios, como asma e bronquite. Eles também são mais propensos a começar a fumar.
A melhor forma de evitar os efeitos nocivos do tabagismo passivo é evitar o contacto com o fumo do tabaco. Se você entrar em contato com a fumaça do tabaco, tente se afastar da fonte da fumaça e tomar um pouco de ar fresco.