casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | fumador
A nicotina acelera os batimentos cardíacos?
A nicotina é um estimulante que pode aumentar a frequência cardíaca. Também pode causar o aumento da pressão arterial e o estreitamento dos vasos sanguíneos. Esses efeitos podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
A nicotina é a substância que causa dependência nos produtos do tabaco, como cigarros, charutos e tabaco sem fumaça. Quando você inala ou ingere nicotina, ela é rapidamente absorvida pela corrente sanguínea e chega ao cérebro. A nicotina se liga a receptores cerebrais que estão envolvidos na liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. É por isso que as pessoas que usam nicotina muitas vezes se sentem relaxadas e felizes depois de usá-la.
Além dos efeitos no cérebro, a nicotina também pode ter vários efeitos negativos no coração e nos vasos sanguíneos. A nicotina pode causar aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e estreitamento dos vasos sanguíneos. Esses efeitos podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
A nicotina também pode danificar o músculo cardíaco e aumentar o risco de arritmias ou ritmos cardíacos anormais. As arritmias podem ser graves e até fatais.