casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | fumador
É um problema para o bebé em desenvolvimento se a mãe fuma mas outro membro da família fuma?
Sim, pode ser um problema para o bebé em desenvolvimento, mesmo que a mãe não fume, mas outro membro da família fume. O fumo passivo, também conhecido como fumo ambiental do tabaco (ETS), contém mais de 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são conhecidos como cancerígenos. Esses produtos químicos podem atravessar a placenta e atingir o feto em desenvolvimento, mesmo que a própria mãe não fume.
A exposição ao fumo passivo durante a gravidez tem sido associada a uma série de resultados adversos para o bebê, incluindo:
* Baixo peso ao nascer
* Nascimento prematuro
*Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS)
* Aumento do risco de problemas respiratórios, como asma e bronquite
* Aumento do risco de infecções de ouvido
* Aumento do risco de problemas de desenvolvimento, como dificuldades de aprendizagem e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Como resultado destes riscos, é importante que as mulheres grávidas ou que planeiam engravidar evitem, tanto quanto possível, o fumo passivo. Isto significa evitar locais onde é permitido fumar, como bares e restaurantes, e pedir aos fumadores que fumem no exterior. Também é importante conversar com seu médico sobre quaisquer preocupações que você possa ter sobre o fumo passivo e sua gravidez.