casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

Como o álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro são transportados para o feto?

O álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro podem atingir o feto através da placenta. A placenta é um órgão que se desenvolve no útero durante a gravidez. Fornece oxigênio e nutrientes ao feto e também remove resíduos do sangue do feto.

O álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro podem atravessar a placenta e entrar na corrente sanguínea do feto. Isso pode ter vários efeitos negativos sobre o feto, incluindo:

* Crescimento reduzido: O álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro podem retardar o crescimento do feto. Isso pode levar ao baixo peso ao nascer e outros problemas.
* Defeitos congênitos: O álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro podem aumentar o risco de defeitos congênitos, como defeitos cardíacos, defeitos do tubo neural e fissura labiopalatina.
* Dificuldades de aprendizagem: O álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro podem danificar o cérebro do feto, causando dificuldades de aprendizagem e outros problemas.
* Problemas comportamentais: O álcool e os produtos químicos da fumaça do cigarro também podem levar a problemas comportamentais, como agressão, hiperatividade e transtorno de déficit de atenção (DDA).

Se estiver grávida, é importante evitar álcool e fumaça de cigarro. Essas substâncias podem ter vários efeitos negativos no feto e podem até levar ao aborto espontâneo.