casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

Como os cigarros machucam seu coração

Os cigarros e outros produtos do tabaco são a principal causa de doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.1 Os produtos químicos dos cigarros danificam as células e os vasos sanguíneos da parede arterial e criam coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo para o coração.

Como a fumaça do cigarro prejudica seu coração

Os milhares de produtos químicos presentes na fumaça do cigarro danificam o coração e os vasos sanguíneos e podem causar problemas cardíacos graves. Algumas das maneiras pelas quais a fumaça do cigarro afeta o coração incluem:

1. Fornecimento reduzido de oxigênio:

- A nicotina provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos e restringe o fluxo sanguíneo para o coração.


- O monóxido de carbono presente nos cigarros liga-se à hemoglobina dos glóbulos vermelhos em vez de ao oxigénio, reduzindo a capacidade de transporte de oxigénio do sangue.
2. Aumento da pressão arterial e frequência cardíaca:

- A nicotina também faz com que a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentem, o que coloca um estresse extra no coração.
3. Aumento dos níveis de colesterol:
- A fumaça do cigarro aumenta o nível de colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) (o colesterol “ruim”) e diminui o nível de colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL) (o colesterol “bom”), aumentando o risco de aterosclerose.
4. Danos arteriais:

- Os produtos químicos presentes nos cigarros danificam as células e os vasos sanguíneos nas paredes arteriais, aumentando a probabilidade de entupimento e formação de coágulos.
5. Inflamação:

- A fumaça do cigarro pode desencadear inflamação que está ligada ao endurecimento e estreitamento das artérias.
6. Aumento do risco de coágulos sanguíneos:

- A fumaça do cigarro aumenta a viscosidade das plaquetas, aumentando a probabilidade de o sangue coagular, bloqueando as artérias ou provocando um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.
7. DNA danificado:

- Os produtos químicos presentes na fumaça do cigarro podem danificar o material genético das células, aumentando o risco de câncer e outras doenças genéticas.
8. Aumento do estresse oxidativo:

- A fumaça do cigarro produz espécies reativas de oxigênio que danificam as células e promovem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Aqui estão os efeitos do tabagismo no coração ao longo do tempo

Poucos minutos depois de fumar um cigarro:

- A pressão arterial aumenta.
- A frequência cardíaca aumenta.
- A temperatura da pele cai.
- Os níveis de oxigênio no sangue caem.
- Os níveis de monóxido de carbono no sangue aumentam.

A longo prazo:

- O risco de doenças cardíacas aumenta.
- A placa começa a acumular-se dentro das artérias à medida que a gordura, o colesterol, a placa e outras substâncias se acumulam.
- Danos ao músculo cardíaco.
- Pode ocorrer insuficiência cardíaca.
- Aumento do risco de morte.

Efeitos adicionais no sistema cardiovascular
Além dos danos que causam ao próprio coração, os cigarros também contribuem para o desenvolvimento de doença arterial periférica, que é o endurecimento e estreitamento das artérias nas pernas ou braços, e aneurismas da aorta abdominal, que são protuberâncias na aorta (o artéria principal do corpo).