casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | fumador
O que não te contam sobre parar de fumar
1. Ganho de peso O ganho de peso é um dos efeitos colaterais mais comuns de parar de fumar. Isso ocorre porque fumar suprime o apetite e aumenta o metabolismo. Ao parar de fumar, você pode começar a comer mais e a se exercitar menos, o que pode levar ao ganho de peso.
2. Mudanças de humor Parar de fumar também pode causar alterações de humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão. Esses sintomas geralmente atingem o pico nas primeiras semanas após você parar de fumar, mas podem durar vários meses.
3. Dificuldade para dormir Muitas pessoas que param de fumar têm dificuldade para dormir. Isso ocorre porque a nicotina é um estimulante que pode ajudá-lo a adormecer e a permanecer dormindo. Quando você para de fumar, seu corpo pode ter dificuldade para se ajustar à falta de nicotina, o que pode causar insônia.
4. Fadiga Outro efeito colateral comum de parar de fumar é a fadiga. Isso ocorre porque a nicotina lhe dá uma explosão de energia e, quando você para de fumar, pode sentir que está constantemente cansado. A fadiga também pode ser causada pelo estresse e pela ansiedade que podem surgir ao parar de fumar.
5. Abstinência de nicotina O vício da nicotina é real e, quando você para de fumar, passa pela abstinência da nicotina. Isso pode causar sintomas físicos como dores de cabeça, náuseas e tonturas. Você também pode ter sintomas psicológicos, como desejo por cigarro e irritabilidade.
6. Desafios sociais Parar de fumar também pode ser um desafio social, especialmente se você está acostumado a fumar perto de amigos ou familiares. Você pode descobrir que precisa evitar situações em que possa se sentir tentado a fumar.
Apesar de todos esses desafios, parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Nunca é tarde para desistir e há muitos recursos disponíveis para ajudá-lo.