casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

Por que um não fumante pode ter pulmão

1. Exposição ao fumo passivo

O fumo passivo é a fumaça exalada por um fumante ou proveniente da ponta de um cigarro aceso. Ele contém muitos dos mesmos produtos químicos nocivos do fumo passivo e pode causar vários problemas de saúde, incluindo câncer de pulmão.

2. Exposição ao gás radônio

O radônio é um gás radioativo que pode causar câncer de pulmão. É encontrado no solo e pode infiltrar-se em casas e outros edifícios. A exposição ao radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão nos Estados Unidos.

3. Exposição ao amianto

O amianto é um mineral que já foi amplamente utilizado em materiais de construção. No entanto, mais tarde descobriu-se que era cancerígeno e o seu uso está agora proibido em muitos países. A exposição ao amianto pode causar câncer de pulmão, bem como outros tipos de câncer.

4. Poluição atmosférica

A poluição do ar também pode contribuir para o câncer de pulmão. A poluição do ar pode vir de diversas fontes, incluindo fábricas, usinas de energia e veículos. A poluição do ar pode conter uma série de produtos químicos nocivos, incluindo partículas, ozônio e dióxido de nitrogênio.

5. História familiar de câncer de pulmão

Pessoas com histórico familiar de câncer de pulmão correm maior risco de desenvolver a doença. Isso ocorre porque o câncer de pulmão pode ser causado por mutações genéticas transmitidas de pais para filhos.

6. Certas condições médicas

Algumas condições médicas também podem aumentar o risco de câncer de pulmão. Essas condições incluem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema e tuberculose.

7. Sistema imunológico enfraquecido

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido também correm maior risco de câncer de pulmão. Isso ocorre porque um sistema imunológico enfraquecido não consegue combater infecções tão bem quanto um sistema imunológico saudável, e isso pode levar ao desenvolvimento de câncer de pulmão.