acordo com a Medicina Net , o tabaco é parte da erva gênero Nicotiana , nomeado para o embaixador francês em Portugal, Jean Nicot , no século XVI . O tabaco tem sido usado por milhares de anos, não só para o consumo , mas também como incenso em cerimônias religiosas . A queima da folha de tabaco cria um gás vaporizado , que quando inalado provoca reações químicas no cérebro e sistema nervoso. A nicotina actua como um estimulante , fazendo com que o cérebro para libertar os neurotransmissores , tais como dopamina e as endorfinas . Estes produtos químicos induzir estados de euforia e clareza mental e acuidade .
Efeitos do tabagismo na saúde
Os efeitos nocivos do fumo em indivíduos que usam os produtos do tabaco têm sido associados a problemas respiratórios e cardiovasculares, incluindo câncer de pulmão , enfisema , hipertensão arterial e doenças cardíacas . Embora a nicotina em si não é considerado cancerígeno , o resíduo de alcatrão e monóxido de carbono , que são subprodutos de inalar o fumo do tabaco são relatados para ser prejudicial à saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , a natureza viciante da nicotina é pensado para incentivar o uso contínuo de tabaco , aumentando assim o potencial de efeitos nocivos sobre o corpo .
Fumo passivo
acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a queima do tabaco também cria o que é comumente referido como " fumaça de segunda mão . " Os elementos do fumo passivo são " fumaça mainstream", que é o resíduo de fumaça exalada pelo fumante e " fumaça lateral ", que é a fumaça das brasas de cigarro, charuto ou cachimbo. O fumo passivo contém qualquer lugar de 200 a 4.000 produtos químicos que podem ter efeitos debilitantes sobre aqueles que estão nas proximidades da fumaça do tabaco.
Efeitos nocivos do fumo passivo
Os efeitos da fumaça de segunda mão foram relatados para causar qualquer lugar a partir de 25.000 para mais de 50.000 mortes de não-fumantes a cada ano. A principal causa de morte entre as não-fumantes devido ao fumo passivo é a doença cardíaca , seguido pelo câncer de pulmão e mortalidade infantil. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , a exposição à fumaça de segunda mão leva a acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doença arterial coronariana .
Evitando os efeitos nocivos do fumo
O aumento do interesse na criação de ambientes livres de fumo levou a preocupações de não-fumantes que podem estar expostos devido às atividades que, necessariamente, colocá-los nas proximidades. Estas actividades incluem ambientes de trabalho , restaurantes , locais de entretenimento e de outras áreas onde o acesso comum é fornecido para fumantes e não-fumantes . Frequentar locais que proíbem fumar ou que segregam os fumantes , tais como zonas de não fumadores de restaurantes , continuará a ser a maneira mais eficiente de evitar os efeitos nocivos do fumo .