A American Lung Association relata que cerca de 5.000 produtos químicos emanam fumaça do cigarro , 69 dos quais causam câncer . Que mais de 90 por cento dos casos de câncer de pulmão envolver fumantes ilustra o contraste na morbidade entre fumantes e não-fumantes .
Enfisema
exposição prolongada dos pulmões para os produtos químicos irritantes de fumaça de cigarro , muitas vezes leva à doença respiratória conhecida como enfisema. A doença diminui a capacidade de respiração lentamente ao longo do tempo , muitas vezes levando à morte. Não-fumantes raramente sofrem desta doença .
Doença cardíaca
A American Lung Association , a American Cancer Society e uma série de outros grupos médicos concordam fumar aumenta risco de doença cardíaca coronária , potencialmente fatal. O monóxido de carbono na fumaça do cigarro se liga às células do sangue , substituindo o oxigênio , forçando o coração a trabalhar duro para trazer mais oxigênio para o corpo.
Secondhand assassino
As ações de fumantes podem afetar a expectativa de não-fumantes a saúde ea vida sob a forma de fumo passivo. Os EUA Cirurgião Geral conclui o fumo passivo aumenta o risco de ataques cardíacos, câncer e outras doenças fatais em fumantes e não -fumantes também.
Benefícios de parar
Fumantes que tornam-se não-fumantes aumentam muito as suas perspectivas de uma vida mais longa , com benefícios para a saúde realizados quase que imediatamente depois de inalar o último sopro . Vinte minutos após o último cigarro , freqüência cardíaca e pressão arterial volta ao normal, e withing 12 horas , os níveis perigosos de monóxido de carbono deixar o corpo.