nicotina estimula a produção de adrenalina, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Adrenalina aumenta a pressão arterial e freqüência cardíaca por 15 a 20 batimentos por minuto. Outros efeitos fisiológicos imediatos da ingestão de nicotina incluem estreitamento das artérias , aumento da taxa de respiração , diminuição da temperatura da pele , o espessamento do sangue , diarreia e vómitos . A nicotina também suprime o apetite , acelera o metabolismo e leva a uma redução do peso . Ele irrita as membranas mucosas da boca e inibe a formação de urina.
Efeitos Psicológicos
Os efeitos psicológicos da nicotina variam de pessoa para pessoa. Alguns relatam um estado de relaxamento, enquanto outros se sentem levemente agitado e inquieto. De acordo com o livro "How to Be a Fix-It Genius Usando 7 ferramentas simples , " a nicotina tem efeitos paradoxais . Ela estimula o sistema nervoso central , tendo um efeito calmante sobre o individual. O livro também observa que as injeções de nicotina reduzem a agressividade nos animais. De acordo com o "Manual de Psicologia: Psicologia da Saúde ", a nicotina , em geral, tem efeitos positivos sobre as funções cognitivas , tais como a aprendizagem , atenção e memória . Sua administração melhora o processamento de informações , vigilância e recordação verbal. Estes efeitos são prejudicadas se um usuário está privado de nicotina.
Liberação de neurotransmissores
acordo com o livro "100 Perguntas e Respostas Sobre Como parar de fumar , " nicotina afeta a ação de vários neurotransmissores , incluindo endorfinas , serotonina, adrenalina, noradrenalina e acetilcolina. Estes neurotransmissores melhorar a atenção , a memória eo aprendizado de curto prazo, aumentar o prazer , diminuir a resposta à dor e melhorar a concentração . A nicotina também afeta as partes do cérebro que são responsáveis por regular os sentimentos de contentamento e satisfação. Este efeito é muito provavelmente responsável pela potencial abuso de nicotina . Um dos efeitos imediatos da nicotina é a liberação de dopamina , o neurotransmissor associado com o vício e prazer.