casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | fumador

O efeito do tabagismo secundário em Contagem de Plaquetas

fumo secundário , ou fumaça ambiental do tabaco (FAT ), é a ação involuntária de inalar a fumaça produzida por um fumante. Essa fumaça inalada pode ser fumaça da corrente secundária , que é a fumaça produzida por um cigarro aceso ou fumaça mainstream, que é a fumaça exalada pelo fumante . Fumaça inalada secundário inclui os mesmos produtos químicos tóxicos que são inalados por fumantes , incluindo mais de 60 compostos químicos que são conhecidos cancerígenos humanos , ou agentes causadores de câncer . O que as plaquetas são

plaquetas , também conhecidas como trombócitos , são células em forma de disco que circulam no plasma de sangue humano em condições normais. As plaquetas desempenham um papel importante na hemostase , o que é o processo de interrupção do sangramento depois de uma lesão e mantendo o sangue dentro do vaso sanguíneo danificado pela formação de um tampão ou coágulo no sangue. Em condições normais, quando você se corta , isso é benéfico e evita sangramento excessivo. Quando ativado após uma lesão, as plaquetas correr para o site de projeções semelhantes a dedos, o corte e forma , que ajudam as plaquetas se unem para formar a ficha ou uma crosta . Isso ajuda a reduzir o sangramento através de um processo chamado de agregação. Se ocorrer lesão sob a pele, a agregação de plaquetas forma um coágulo de sangue e reduz o sangramento do vaso sangüíneo.
Quando a contagem de plaquetas Ir

contagem de plaquetas elevadas erradas conduzem de coágulos sanguíneos em desenvolvimento nos vasos sanguíneos, o que pode levar a acidente vascular cerebral , infarto do miocárdio (morte do tecido cardíaco provocado pela obstrução do fluxo de sangue , caso contrário conhecido como um ataque cardíaco) e embolias . Contagem de plaquetas reduzida pode levar a sangramento excessivo.
Efeito do tabagismo sobre Contagem de Plaquetas em fumantes

Há um aumento na incidência de trombose arterial em fumantes. Esta mudança é provocada principalmente por uma perturbação da função das plaquetas em vez de contagem de plaquetas , e , mais especificamente, por um aumento na activação das plaquetas . Também as propriedades anticoagulantes naturais (chamados de " potência antiagregante endógeno" ) no plasma de fumantes é significativamente diminuída .
Efeito do tabagismo passivo na contagem de plaquetas

nenhuma alteração significativa na contagem de plaquetas depois de fumar passivo , mas sim um aumento da activação de plaquetas no sangue , como foi demonstrado nos fumadores . Fumadores passivos mostram evidência de aumento da formação de trombos ( trombo é um coágulo de sangue formado no interior de um vaso sanguíneo que permanece ligado onde foi formado , provocando uma obstrução ) , que é provocada por um aumento da activação de plaquetas que levam à agregação excessiva . De facto , tem sido demonstrado que a activação e agregação das plaquetas aumento no prazo de 20 minutos de exposição ao fumo passivo . Os efeitos são muito semelhantes aos efeitos observados em fumadores . Quando a exposição a longo prazo à fumaça passiva é de repente parou , não pode haver uma diminuição correspondente rápida da agregação plaquetária, que é um fator -chave no desenvolvimento de síndromes coronárias ( um grupo de sintomas relacionados ao coração). Subtipos incluem o enfarte do miocárdio , trombose coronária e angina instável . O aumento da ativação plaquetária e agregação desempenhar um papel activo no desenvolvimento da aterosclerose e trombose arterial .

Conclusões

tabagismo passivo tem sido citado como a principal causa de morte evitável e pode levar a um aumento de 25 a 30 por cento em doença cardíaca coronária em indivíduos saudáveis ​​. Fumaça secundária é especialmente prejudicial às crianças e pode levar a um risco aumentado de doença respiratória e infecção do ouvido médio .

Tabagismo passivo não foi provado ter qualquer impacto significativo na contagem real de plaquetas, mas sim sobre o comportamento dos plaquetas no corpo . O fumo passivo tem mostrado causar efeitos semelhantes no comportamento das plaquetas dos fumadores passivos para aqueles dos fumadores --- nomeadamente aumentou a activação de plaquetas e correspondente agregação de plaquetas , potencialmente conduzindo a um aumento do risco de trombose e de outras complicações relacionadas , incluindo síndromes coronárias .