De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia , Riverside, cigarros eletrônicos exigem que os usuários soprar mais profundamente para obter a nicotina desejado em seus pulmões. "É muito cedo para saber qual o efeito exatamente quantidades forte inspiração e diminuição de aerosol terão sobre a saúde humana ", disse o professor de biologia celular Prue Talbot, que liderou o estudo de 2010, " mas esses fatores são susceptíveis de conduzir ao tabagismo compensatório. " O estudo usou uma " máquina de fumar ", que simula as ações de um sopro humano um cigarro e permite pesquisas para calcular as taxas de vácuo . Os consumidores podem ter de usar cartuchos de nicotina mais para obter o mesmo nível de nicotina que recebem de cigarros de tabaco.
Sem nicotina
Dr. Thomas Eissenberg de Virgina Commonwealth University chegou a uma conclusão ainda mais extrema após o seu estudo de 2010 , em que 16 seres humanos reais inchado tabaco e cigarros eletrônicos. Após monitorar seus batimentos cardíacos e os níveis de nicotina e comparar os resultados , Eissenberg declarou que os e-cigarros " são tão eficazes na entrega de nicotina como fumando um cigarro apagado . " Ele descobriu que os cigarros eletrônicos não liberam nicotina para os pulmões em tudo.
Marketing impróprio
A Food and Drug Administration distribuiu um comunicado à imprensa em 2009, expressando preocupação com os ingredientes de vapores de cigarro eletrônico . Sua análise laboratorial encontrou vestígios de substâncias cancerígenas e outras substâncias tóxicas. O comunicado de imprensa também levantou preocupações de que os distribuidores foram comercializam os dispositivos para os jovens como uma alternativa segura ao cigarro , embora a ciência ainda não tenha determinado a segurança dos produtos.