A American Heart Association lista tabagismo como um dos seis fatores principais para doença coronária e do coração. Estudos mostram que o cigarro diminui bom colesterol (HDL) , aumenta a pressão arterial , reduz a resistência ea capacidade de exercício, e faz com que seu sangue a coagular mais fácil. Fumar também diminui os vasos sanguíneos , reduzindo a circulação e colocando você em maior risco de desenvolver a doença vascular periférica.
Câncer
acordo com a American Cancer Society , fumando cigarros causas nove em cada 10 mortes por câncer de pulmão e está ligado a 30 por cento de todas as mortes por câncer. Outros tipos de câncer associados ao tabagismo são garganta, laringe , oral, estômago, pâncreas , esôfago, bexiga , colo do útero , rins e certos tipos de leucemia.
Fumo passivo
Mesmo se você não fuma, sendo expostos à fumaça do cigarro pode afetar sua saúde . De acordo com o Departamento de New York City da Saúde e ficha de Higiene Mental em fumo passivo , os não fumantes podem ser colocados em risco para muitas das mesmas doenças que afetam os fumantes , incluindo câncer de pulmão , doenças cardíacas e problemas oculares. Crianças e bebês são considerados de alto risco de serem afetados pelo fumo passivo .
Fumadores e Outras Doenças
Alguns estudos têm demonstrado ligações entre o tabagismo e outras doenças , tais como formas de lúpus ou diabetes, e que o fumo pode aumentar a gravidade dessas doenças e suas complicações . Informações da Cleveland Clinic , diz a pesquisa mostrou que os fumantes correm um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 . Se você tiver outros fatores de risco , suas chances podem ir até três vezes maior do que um não-fumante . Porque fumar afeta o sistema circulatório , mas também pode tornar o gerenciamento de diabetes mais difícil , colocando-o em uma ainda maior risco de doença cardíaca , doença renal, danos nos nervos e outras complicações.
Um estudo realizado pelo Dr. S. Kumagai e seus colegas publicados em janeiro de 2009, em " Anais das Doenças reumáticas" confirma que o tabagismo é um fator de risco para a artrite reumatóide , especialmente nos homens.