Uma única sessão de narguilé fumar produz níveis de monóxido de carbono quatro a cinco vezes mais elevados do que os produzidos a partir de fumar um cigarro. Quando a respiração de fumantes de tabaco pesados foi medida , foram encontrados níveis de monóxido de carbono de 30 a 40 ppm (partes por milhão) . Estes indicam que os níveis de cerca de 5 a 7 por cento de sangue não estava a funcionar correctamente . A respiração de fumantes shisha medido 40 a 70 ppm de monóxido de carbono , resultando em 8 a 12 por cento do sangue que está sendo afetada. BBC News observa que o nível de monóxido de carbono normal é de 3 ppm . Níveis elevados de monóxido de carbono pode resultar em danos cerebrais e inconsciência.
Doenças Infecciosas
Apesar de não ser um risco diretamente associado shisha, a propagação de doenças infecciosas está associada com compartilhada tubulações de água . Saliva transferido de uma pessoa infectada para uma pessoa não infectada através de uma mangueira de limpar podem espalhar doenças perigosas , como a tuberculose , herpes e do vírus H1N1 , assim como as doenças mais comuns, como os vírus de gripes e resfriados .
Outros Riscos
Muito parecido com a fumaça do cigarro , o fumo shisha pode levar a problemas de saúde , como as doenças de pulmão , enfisema , asma, baixo peso à nascença e câncer de boca, esôfago e pulmões . Segundo o professor de Javaid Khan Aga Khan University no Paquistão ", os usuários regulares shisha têm funções pulmonares aproximadamente 25 por cento mais baixos do que aqueles que não usar isso. " Professor Khan também observa que as crianças são especialmente suscetíveis aos efeitos nocivos, tais como infecções pulmonares , asma e síndrome da morte súbita do lactente .