nicotina é o componente do cigarro que causa dependência. Uma vez que o fumo do cigarro é inalada para os pulmões , a nicotina atinja o cérebro em seis segundos. Quando na corrente sanguínea, que produz uma sensação de calma . No curto prazo , a nicotina produz aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca e faz com que as artérias se estreitem.
Monóxido de Carbono
A American Heart Association relata que o monóxido de carbono , um gás encontrado na fumaça do cigarro , inibe a capacidade do sangue de transportar oxigênio . Isto, combinado com os efeitos da nicotina , morre de fome as células do corpo de oxigênio necessário e pode danificar e endurecer as paredes arteriais , o que aumenta o risco de ataque cardíaco do fumante .
Outras toxinas
novos produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro incluem arsênico , DDT, benzeno (também encontrado na gasolina, ) butano (encontrado em fluido de isqueiro ), amônia , chumbo, formaldeído e polônio , um elemento radioativo cancerígeno. O uso destes produtos químicos é fortemente regulamentado sob leis federais , mas essas leis isentar produtos do tabaco a partir dessas restrições.