Fumar é uma variável de aterosclerose , ou um acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias . O Grupo de Pesquisa PDAY observou que o tabagismo foi associado com estrias gordurosas mais extensas e lesões levantadas na aorta abdominal de quem fumava. A aterosclerose é um contribuinte principal para o elevado número de mortes por tabagismo.
Câncer
contas o tabagismo para até 30 por cento de todas as mortes por câncer e provoca um aumento do risco dos cânceres de pulmão, laringe, cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, pâncreas , colo do útero , rim e câncer de bexiga. O tabagismo é responsável pela maioria das mortes por câncer de pulmão.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou DPOC , é um termo usado para descrever doenças pulmonares crônicas caracterizadas por um aumento da obstrução do fluxo de ar dentro e fora dos pulmões e um aumento da falta de ar . O enfisema e bronquite crônica são duas condições que se enquadram DPOC. O Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública observa que a DPOC está rapidamente se tornando um problema global de saúde pública com o tabagismo ser reconhecido como o fator causal primário.