Fumar prejudica os órgãos do sistema cardiovascular. Ela provoca doenças coronárias e reduz os vasos sangues , reduzindo a circulação sanguínea, diz o CDC. Fumantes são duas a quatro vezes mais propensos a contrair a doença cardíaca coronária ou sofrer um acidente vascular cerebral do que os não-fumantes . O tabagismo é também uma das principais causas de doenças respiratórias , tais como bronquite e enfisema. Fumar também pode fazer pneumonia e asma pior.
Câncer
Fumar provoca uma variedade de cânceres , incluindo câncer da bexiga , colo do útero , útero , estômago, garganta , boca e rim . Fumar aumenta o risco de câncer de pulmão em 23 vezes em homens e 13 vezes em mulheres , relata o CDC. De acordo com a American Cancer Society, o câncer de pulmão é um dos cânceres mais difíceis de tratar. O risco de contrair cânceres relacionados ao fumo depende do nível da pessoa de exposição a cigarros. Quanto mais tempo uma pessoa fuma e quanto mais ele fuma , maior o seu risco de câncer.
Outros efeitos à saúde
Fumantes sofrem frequentemente os efeitos do envelhecimento precoce , incluindo desenvolvimento de rugas, dentes amarelos e perda de densidade óssea , diz a American Cancer Society. Fumar também causa problemas de fertilidade em homens e mulheres . Ela aumenta o risco de parto prematuro , morte fetal , baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita do lactente . O fumo também pode causar mau hálito, gengivite e catarata e aumenta o risco de resfriados adjudicantes e uma gripe.
Morte
Quase um em cada cinco mortes nos Estados Unidos é devido a uma doença relacionada ao tabagismo. Isso é mais do que as mortes por HIV, uso ilegal de drogas , uso de álcool , ferimentos de carro, suicídios e homicídios combinados , diz o CDC. Fumar tem sido a principal causa de mortes por câncer nos Estados Unidos desde 1982. Ela está ligada a 30 por cento de todas as mortes por câncer e causa 90 por cento das mortes por câncer de pulmão nos homens e 80 por cento nas mulheres.
Enquanto fumar é muitas vezes atribuída ao câncer , o câncer realmente representa menos de metade das mortes relacionadas ao tabagismo a cada ano. Fumar aumenta o risco de morrer de uma doença como a bronquite crônica ou enfisema por 12 a 13 vezes , em comparação com não fumantes.