A única baforada de um cigarro provoca alterações fisiológicas no sistema circulatório humano , constrição dos vasos sangüíneos e aumentando a freqüência cardíaca e pressão arterial. Mudanças na coagulação do sangue aumentam o risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco e tabagismo também perturba o equilíbrio entre o HDL ("bom" colesterol) e LDL ("mau colesterol") , causando a acumulação mais rápida de placa arterial que bloqueia as artérias e intensifica a pressão sobre o sistema circulatório . Devido a esses efeitos de sobreposição , os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estima que o tabagismo aumenta derrame e doenças cardíacas riscos por duas a quatro vezes .
Doença Pulmonar
a maioria dos fumantes sabe que o fumo do tabaco aumenta drasticamente o risco de câncer de pulmão, mas o hábito também faz com que outras condições médicas graves. Os médicos também associá-lo com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) , um complexo de doenças que inclui enfisema e inflamação brônquica crônica. Amanhecer Milner descreve a sua progressão como um fumante perde gradualmente a função pulmonar : " Falta de ar em primeiro lugar em exercício, mais tarde, após as atividades não- extenuantes simples e, finalmente, em repouso. "
Fumar também destrói os cílios do sistema respiratório , aumenta o risco de pneumonia e gravidade e causa fibrose pulmonar que impede a expansão e contração normais durante a respiração.
respostas imunes e câncer
uma queima libera gases e cigarro partículas contendo milhares de produtos químicos , incluindo 70 agentes cancerígenos conhecidos, como o formaldeído , benzino , arsênico e cianeto de hidrogênio. A relação entre o fumo eo câncer vai além de simples de causa e efeito , no entanto. De acordo com o cirurgião geral , " fumar pode causar câncer e , em seguida, bloquear o seu corpo de combatê-la. " Fumar provoca a superprodução de células brancas do sangue , o que coloca o stress invulgar sobre o sistema imunológico e diminui a sua capacidade de mobilizar contra as células cancerosas crescem em corpos humanos saudáveis mesmo . Devido a este efeito global sobre a resposta imune , o tabaco provoca cancros em partes do corpo sem qualquer ligação óbvia para o sistema respiratório , incluindo o da bexiga , cérvix , rim , estômago e do útero .
Dependência
nicotina , a substância viciante primário no tabaco, tem efeitos profundos sobre a química do corpo e humor. Isso faz com que o aumento da produção de adrenalina , assim como a dopamina, um neurotransmissor associado com sensações de prazer e comportamento viciante. De acordo com o NIDA , " alterações cerebrais de longo prazo induzida pela contínua exposição à nicotina resultado no vício - uma condição de busca compulsivo de drogas e uso. " Vícios de nicotina são notoriamente difíceis de superar. A NIDA relatório de pesquisa de 2009 estimou que 85 por cento dos usuários regulares desistir de desistir tentativas dentro de uma semana batendo para fora.
Outros efeitos à saúde
fumantes enfrentam uma série de outras consequências para a saúde , muitos deles graves. Eles têm um risco elevado de desenvolver insulino-dependente (Tipo 2) diabetes , o que acarreta um risco adicional de graves problemas de saúde que vão desde doenças cardíacas a problemas oculares . O fumo passivo aumenta o risco de doenças para os fumantes passivos, ou as pessoas que não fumam , mas tem -se a exposição regular a fumar. Os riscos têm se mostrado especialmente sério para bebês e crianças, e estudos ligam o fumo do tabaco para asma na infância e Síndrome da Morte Súbita Infantil . Fumar por mulheres grávidas também eleva o risco de aborto espontâneo, baixo peso à nascença e deficiências de aprendizagem mesmo .